Rede Nacional de Pessoas com Diabetes  
   
Sobre a RNPD   Carta de Princípios   Fale Conosco  
   
   
Home
ADJ
Notícias
Destaques
Artigos
Jurídico
Atividade Física
IDF - SACA
Cadastre-se
Conselhos
Fórum de Debate
Links
Biblioteca
Associações de Diabetes


 

 
 
 
 
Planos ou Seguros de Saúde Termos Usados na Hora da Contratação  

Planos ou Seguros de Saúde Termos Usados na Hora da Contratação  

Você que é portador de diabetes e vai contratar um plano ou seguro de saúde já deve ter ouvido as exigências abaixo e nem sempre as mesmas lhe são perfeitamente esclarecidas.
Vamos tentar ajudá-los:

1) O QUE SIGNIFICA " PRAZOS DE CARÊNCIA?"
É um período pré-determinado no início do contrato, sendo que o futuro usuário não pode usar integralmente os serviços oferecidos pelo plano ou seguro de saúde. As carências são de 24 horas para os casos de urgência e emergência, de 10 meses para partos, de 06 meses para demais situações e de 24 meses para as doenças e lesões preexistentes.

2) O QUE É "DOENÇA OU LESÃO PRÉ-EXISTENTE?"
É aquela que a pessoa que vai contratar o plano sabe ser portadora no momento da contratação. Temos duas alternativas de cobertura:

2.1) Cobertura parcial temporária: o futuro usuário somente terá direito à cobertura completa da doença preexistente (neste caso, estamos falando de diabetes) (procedimentos de alta complexidade, cirúrgicos ou leitos de alta tecnologia) após 24 meses de carência.

2.1.) Agravo: acréscimo que o futuro usuário terá que pagar mensalmente para ter direito à cobertura completa imediata da doença ou lesão preexistente. O agravo passará a fazer parte da mensalidade até o final do contrato. Se a pessoa que o atender não lhe oferecer o agravo, e você tiver uma doença ou lesão pré-existente, faça uma denúncia aos órgãos de defesa do consumidor.

Porque estamos lhes dando tais informações?
Os planos ou seguros de saúde poderão rescindir o contrato que você fez, caso descubram que houve fraude na hora da contratação e que você escondeu que já tinha uma ou várias doenças ou lesões pré-existentes.

Hoje, nenhum plano ou seguro de saúde pode recusar a contratação, caso você que é portador de diabetes ou de qualquer outra doença, já seja portador da mesma na hora da contratação.

Desde que obedecidos os critérios acima, após a Lei 9.656/98, qualquer pessoa que já possua alguma doença ou lesão pré-existente, não poderá ser excluída da contratação de plano ou seguro saúde.

Caso isto ocorra faça uma denúncia aos órgãos de defesa do consumidor e também a ANS - Agência Nacional de Saúde ( www.ans.gov.br).

Dra. Ione Fucs-Coord Comissão Jurídica ADJ Jur

www.adj.org.br

 
   
   
   
 


 
   

Receba nossa newsletter em sua caixa postal

Cadastre-se e junte-se a RNPD
Visite nosso fórum de discussões