Rede Nacional de Pessoas com Diabetes  
   
Sobre a RNPD   Carta de Princípios   Fale Conosco  
   
   
Home
ADJ
Notícias
Destaques
Artigos
Jurídico
Atividade Física
IDF - SACA
Cadastre-se
Conselhos
Fórum de Debate
Links
Biblioteca
Associações de Diabetes


 

 
 
 
 
Bomba de Insulina: ADJ Recebe Cosultas Freqüentemente Sobre o Método de Aplicação  

Bomba de Insulina: ADJ Recebe Cosultas Freqüentemente Sobre o Método de Aplicação  

Meu controle de glicemia é muito ruim, já tenho complicações do diabetes. Meu médico disse que eu deveria utilizar a bomba de infusão de insulina, mas verifiquei que ela é muito cara. Será que o Estado pode me fornecer gratuitamente tanto a bomba de infusão como os insumos ? Poderia me explicar o que é realmente este aparelho?

Resposta: Buscamos uma explicação científica e de fácil compreensão que possa ajudar aqueles que nos consultam a entender o que é a bomba de infusão de insulina, contudo a melhor pessoa para orientar o paciente é o próprio médico que estiver prescrevendo o aparelho.

A bomba de insulina é uma caixa do tamanho de um "bip" que contém uma agulha para a insulina e um mini-motor controlado por um pequeno computador. A agulha está conectada a um tubo e este a um cateter (tubo plástico fino) que é aplicado por baixo da pele (subcutâneo) geralmente no abdome, ou ainda na região glútea ou na coxa. Tal equipamento permite a terapia insulínica intensiva, capaz de reduzir o risco de progressão e desenvolvimento de todas as degenerações advindas do mau controle glicêmico, ou seja, neuropatia diabética, retinopatia, nefropatia e tantas outras, que não serão agora enumeradas.

A administração basal da bomba corresponde à infusão de pequenas doses de insulina rápida contínua durante o transcorrer do dia e da noite, permitindo uma melhor administração da doença. Além do mais, com a ajuda do médico, faz-se a programação da quantidade diária de insulina para a bomba liberar a quantidade exata de insulina basal."

As pessoas que tiverem a indicação precisa do seu médico de que devam utilizar a bomba de infusão, para ingressar com ação judicial pleiteando o fornecimento gratuito tanto do equipamento como do medicamento e insumos, deverão comprovar através de declaração médica bem detalhada a real necessidade de colocação do mesmo.

Nossa Constituição Federal garante o direito à vida e a saúde, ela é a fonte de nossos direitos.

O Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro já possuem leis estaduais que também garantem aos portadores de diabetes o fornecimento dos medicamentos e insumos. Todavia, o fato de que não existam em outros locais, leis estaduais que amparem a pretensão de quem se sentir prejudicado, também não é obstáculo, pois deverão fazer valer seus direitos utilizando a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso, jurisprudência, etc.

Através de ações judiciais várias pessoas já vem se beneficiando da concessão da bomba de infusão de insulina e seus insumos.

Para melhor compreensão, a pessoa que necessitar da Bomba de Infusão de Insulina através da via judicial, deverá procurar advogado público, caso ganhe até 03 salários mínimos, ou advogado particular, acima do valor mencionado.

Dra. Ione Fucs-Coord Comissão Jurídica ADJ Jur

www.adj.org.br

 
   
   
   
 


 
   

Receba nossa newsletter em sua caixa postal

Cadastre-se e junte-se a RNPD
Visite nosso fórum de discussões