Rede Nacional de Pessoas com Diabetes  
   
Sobre a RNPD   Carta de Princípios   Fale Conosco  
   
   
Home
ADJ
Notícias
Destaques
Artigos
Jurídico
Atividade Física
IDF - SACA
Cadastre-se
Conselhos
Fórum de Debate
Links
Biblioteca
Associações de Diabetes


 

 
 
 
 
Sobre a RNDP
 

HISTÓRICO

A idéia da RNPD (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com Diabetes) ocorreu durante a participação do Sr. Sérgio Metzger como convidado representando o FOPPESP (Fórum de Portadores de Patologias do Estado de São Paulo) e do Sr. Lucas Soler entre os dias 1 a 4 de junho de 2006 no IV Encontro Estadual da RNP+ (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids). Conversando nos intervalos daquele encontro o Sr. Sérgio Metzger, diretor da Área Governamental da ADJ edealizou a RNPD e convidou o Sr. Lucas Soler para assessorar na implantação da RNPD com o apoio da Associação de Diabetes Juvenil - ADJ, ficando acertado uma posterior reunião juntamente com a diretoria da ADJ. Porém, a fim de agilizar os trabalhos foi criada no orkut uma comunidade da RNPD que inicialmente contou com a participação de 200 pessoas de diferentes locais do país. Isso veio a corroborar para a importância da implantação da RNPD o mais breve possível, tendo em vista a necessidade de um grupo de pessoas organizado para participar ativamente do controle social, garantindo assim políticas públicas de saúde para os portadores de patologias crônicas, em especial atenção a diabetes.

No dia 24 de agosto, o Sr. Lucas Soler responsável pela elaboração do projeto da RNPD, juntamente com a Srª. Denise Cordeiro responsável pela implementação de um banco de dados apresentaram à diretoria da ADJ o projeto de implantação da RNPD a curto, médio e longo prazo. Após o consenso e aprovação da diretoria da instituição que apoiará o projeto através da sua Área Governamental e de acertado os detalhes do cronograma de trabalho deu-se inicio a 1ª fase. A RNPD teve espaço cedido pela ADJ e com o apoio do setor de Projetos Sociais, na pessoa da Srta. Gabriela Diccini, Gerente de Projetos Sociais deu-se os primeiros passos para concretizar este sonho.

Esta 1ª fase contava com a criação de uma logomarca, uma carta de princípios, e demais instrumentos que deverão ser referendados e aprovados em um encontro estadual da RNPD que será realizado na 2ª fase do projeto e que pretende ter a participação ativa de representantes dos 27 estados da federação. Paralelo a isso se iniciou a criação do maior banco de dados possível envolvendo órgãos governamentais, universidades, escolas, ongs e pessoas físicas de todas as regiões do país.

E nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2006, durante o Congresso Anual da ADJ foi apresentada a RNPD - Rede Nacional de Pessoas com Diabetes.

COLEGIADO NACIONAL
O colegiado nacional é formado pelas representações regionais: sul; sudeste; centro oeste, nordeste e norte e pelo coordenador nacional.
NORTE
SUL
C-OESTE
SUDESTE
NORDESTE
O representante regional é eleito em um encontro realizado por um número significativo e representativo de cada um dos estados (os delegados aqui são indicados no encontro estadual) que existe em sua região
REPRESENTANTE ESTADUAL
O representante estadual é eleito no encontro estadual com o maior número de participantes cadastrados nos núcleos oficiais do estado (os delegados aqui são indicados nos encontros municipais)
REPRESENTANTE MUNICIPAL
O representante municipal é eleito no encontro realizado no município, e os participantes do encontro devem ser membros ativos do núcleo municipal com no mínimo três meses de participação.

Observações:
Para ser Representante Municipal a pessoa tem que realizar o encontro no município. Até o encontro ser realizado a pessoa é um ponto focal que serve como contato para a representação estadual. E este tem autonomia para realizar o encontro municipal de acordo com as necessidades

 


 
   

Receba nossa newsletter em sua caixa postal

Cadastre-se e junte-se a RNPD
Visite nosso fórum de discussões